Tutoriais

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Quero deixar claro que eu não me responsabilizo por eventuais acidentes que possam ocorrer com você ao tentar realizar estes serviços da maneira como são mostrados nestes tutoriais, aqui eu apenas mostro a maneira como faço, não estou ensinando você a fazer o mesmo.

Preparando o osso para fazer a pestana.
Muitas pessoas tem curiosidade de saber como se faz um osso da pestana (nut)  de osso de verdade, neste tutorial eu mostro a preparação do osso para fazer este serviço.

É necessário dizer que todo cuidado é pouco para fazer esta tarefa, é preciso ter atenção ao limpar o osso com a faca, e ao serrar com o arco de serra, a gordura impregnada no osso faz com que ele se torne escorregadio e perigoso de se trabalhar, por isso, é necessário trabalhar com atenção total.

Eu uso luvas, óculos de proteção e máscara para pó quando trabalho com osso, é melhor se proteger sempre.

 

Primeiro eu consigo partes de osso da canela do boi, é a melhor parte para se utilizar neste serviço, pois ela tem mais espessura que outras partes e é mais resistente.
Com a faca eu limpo o osso, retirando o que for possível dos pedaços de carne.
É necessário retirar o tutano de dentro do osso.
Sai bastante coisa de dentro.
Deixo o mais limpo que posso.
Depois que eu limpo os ossos, os coloco em uma panela e acrescento um pouco de água.
Coloco a panela no fogo e deixo ferver por alguns minutos, até que os pedaços de carne soltem ao máximo.
Depois de fervidos eles ainda apresentam pequenos pedacinhos de carne grudados.
Eu então retiro todos os pedaços que sobraram.
Alguns pedaços retiro manualmente e outros com a faca.
Eles ficam bem limpos.
A sujeira que sobra é grande, gordura para todos os lados.
Deixo o osso secar um dia, se houver sol, deixo secar naturalmente no sol o dia todo, e em seguida eu começo a cortar, fazendo dois cortes laterais no osso.
É bom lembrar que ao serrar o osso ele exala um cheiro horrível, é bom estar de máscara nesta hora.
Desta forma fica fácil cortar, veja que um lado eu só marco, e o outro eu aprofundo o corte.
Então retiro o primeiro pedaço.
O osso é uma ótima matéria prima, poderemos fazer várias coisas com ele além do osso da pestana.
Com um pedaço desta espessura da para fazer além da pestana o rastilho também.
Depois de cortados os pedaços ficam assim.
Como conserto pequenos defeitos que ocorrem em minha Dremel.
Mais uma vez aviso dos perigos de se mexer com ferramentas elétricas, você pode sofrer graves acidentes com elas, não tente repetir os meus passos se você não tem nenhum conhecimento de eletricidade e não tem aptidão para consertar aparelhos elétricos, muito cuidado com isso, você pode provocar incêndios e choques elétricos matam! Todo cuidado é pouco!
O defeito mais comum: Desgaste dos carvões.
O desgaste dos carvões é o defeito mais comum de acontecer na Dremel, você está trabalhando com a máquina normalmente, e ela para de funcionar de repente, a solução é trocar os carvões e então eu faço os passos abaixo:
A minha Dremel é uma Multipró modelo 395, mas acho que todas tem mais ou menos a parte interna semelhante.
A primeira coisa que faço é desligar a ferramenta da tomada.
Em seguida pego a chave que acompanha a ferramenta que serve para retirar o mandril e a tampa do compartimento em que fica o carvão.
Em seguida retiro a tampa do compartimento onde fica o carvão, a Dremel tem um carvão de cada lado da ferramenta, faço isso dos dois lados.
Retiro as duas tampas.
Ao retirar a tampa logo aparece a mola do carvão.
Em seguida puxo a mola e retiro o carvão, esta foto é uma montagem, mas em breve coloco uma foto melhor, mas acho que dá para entender.
Faço a mesma coisa do outro lado, o buraco que fica é este.
Retiro os dois carvões desgastados e compro novos em qualquer loja de eletrônica. Em Porto Alegre encontrei facilmente em uma grande loja do ramo, muito conhecida por aqui com preço bastante acessível.
Coloco então os novos carvões, é fácil de colocar porque eles só entram de uma maneira específica.
Em seguida coloco a tampa do compartimento.
Uso a ferramenta novamente para atarraxar, mas não se deve apertar muito, quando sinto que está firme, sei que este é o ponto ideal.
Ligo a ferramenta na tomada.
Em seguida ligo o interruptor da máquina e a deixo funcionando por cinco minutos sem desligar ou mudar a velocidade, isso faz os carvões se adequarem de maneira correta.
Os carvões originais da Dremel, demoram um pouco mais para desgastar do que os similares, mas o tempo de duração de um par de carvões vai depender da maneira que você os usa, se usa demais em serviços mais pesados eles acabam rapidamente.
OBS: se a simples troca de carvão não resolve o problema eu faço outro procedimento: uma limpeza na parte interna.
Abrindo e limpando a parte interna da Dremel.
Quando troco os carvões velhos por novos e a a minha Dremel continua sem funcionar, então eu a abro e limpo toda a parte interna, pois a sujeira nos componentes internos da máquina a fazem parar de funcionar.
Nos passos a seguir vou mostrar como faço para abrir e limpar a parte interna de minha Dremel, não é uma tarefa muito fácil da primeira vez que se faz isso, mas a medida que você vai fazendo este serviço repetidas vezes fica mais simples.
Faço isso sempre com a máquina desligada e observando sempre se não tem nada em curto.
Eis a Dremel fechada.
Desligo da tomada primeiramente.
pego a chave fornecida com a Dremel.
E a encaixo no aperto do mandril.
Giro até soltar o encaixe.
Em seguida removo com a mão.
Agora removo o mandril.
Aí está ele, é esta peça que seguro.
É a peça que segura os acessórios da Dremel.
Agora retiro a peça plástica.
É só girar.
Retiro totalmente.
E a deixo separada.
Este é um dos parafusos da Dremel, todos eles são assim, são diferentes, para isso deverá se usar uma chave especial.
Ela tem a ponta igual a uma estrela.
É fácil de conseguir esta chave em kits que vem com muitas pontas de chaves, sempre vem uma dessas.
Retiro os parafusos por este lado, o lado que não tem o interruptor.
É simples, afrouxe os quatro parafusos.
Agora os retiro com a mão.
Antes de abrir a ferramenta eu retiro as tampas dos carvões com a chave da Dremel, isso poderá ser feito antes da retirada dos parafusos, mas tanto faz.
Retiro dos dois lados.
Logo aparece a mola que segura os carvões, se a mola sair e o carvão ficar agarrado, não é necessário se desesperar para tentar tirar, isso pode ser resolvido depois de se abrir a máquina.
Esses são os carvões.
Esse é o compartimento dos carvões depois que eu os retiro.
Também é necessário retirar a alça da Dremel, senão a máquina não abre.
Eu puxo de um lado até sair e depois puxo do outro.
Simples, rapidamente retiro a alça, isto também pode ser feito antes de retirar os parafusos.
Esta é a alça depois de solta.
Agora eu retiro a tampa do lado do interruptor da Dremel .
Essa é a tampa retirada.
Agora solto os parafusos que prendem a tomada.
Retiro esta peça plástica.
Agora é só retirar a Dremel da outra parte.
Começo soltando a parte da frente.
Presto atenção sempre na trava do mandril, pois ela normalmente solta e cai, quando não cai, como está mostrando a foto eu a retiro em seguida.
Retiro desta forma.
Esta é a primeira peça da trava.
Este é o pino da trava.
As duas peças juntas.
As duas partes soltas, repare que existe sujeira de madeira e outros materiais dentro delas.
Aproveito e limpo tudo.
Agora vou soltar todas as peças da máquina.
Começo retirando a capa de borracha desta pequena peça
Retiro a capa de borracha e logo aparece uma peça brilhante.
Esta é a peça de borracha.
Agora solto esta parte.
Ela tem quatro terminais que só se encaixam de uma maneira específica.
Nesta foto você vê melhor.
Repare que os terminais estão sujos.
Se por acaso os carvões ficaram grudados na máquina, essa é a hora de soltá-los, aproveito que este compartimento esta solto e os desgrudo. Os carvões grudam devido ao super-aquecimento da máquina. Por isso é bom trabalhar com a Dremel, dando sempre uns intervalos para a máquina esfriar.
Agora retiro a segunda parte da máquina.
A bobina se separando.
Eis a bobina solta.
Agora pego uma lixa de granulação 600.
Limpo os terminais com muito cuidado para não quebrá-los.
A bobina deve ser limpa só por dentro, tenho extremo cuidado para não arrebentar os fios.
Limpo desta forma.
Limpo também a outra parte, o induzido.
E a parte de cobre do induzido também, tudo com muito cuidado para não danificar nada.
Eles devem ficar limpos.
Tomo cuidado também com estes terminais da tomada, faço uma verificação para ver se não estão soltos, se estiverem eu os empurro para dentro novamente e eles se encaixam, na hora de fechar a Dremel será crucial observar se eles estão no lugar.
Próximo passo: fechando a Dremel
Pego primeiramente o induzido.
Em seguida a bobina.
Em seguida passo o induzido por dentro da bobina, a bobina deve estar com a parte dos encaixes dos terminais virada para fora (a parte debaixo da foto).
Agora encaixo este compartimento do interruptor de velocidades.
Pego a proteção de borracha.
Encaixo o compartimento no induzido.
Depois de corretamente encaixado eu coloco a proteção de borracha.
Pego as travas do mandril.
Primeiramente encaixo o pino.
Ele deve entrar com esta parte primeiro.
Pego o compartimento da Dremel que leva os parafusos de travamento.
Encaixo o pino.
E depois encaixo a peça da trava.
Ela deve entrar com esta parte primeiramente, esta parte vai ser encaixada na parte traseira do pino que coloquei antes..
Pressiono um pouco as extremidades da peça, desta forma, para que ela se encaixe com facilidade.
Fica assim, veja ao centro da peça, um pequeno ponto cor de prata, é o encaixe do pino que está passando por ela.
Começo encaixando a frente.
Em seguida a parte de trás.
Pego a trava plástica dos fios da tomada.
Pego os parafusos.
Coloco a ponta na chave.
E travo os fios da tomada com a peça plástica.
Veja como fica, repare que a saída da tomada tem uma proteção de borracha que deve ser encaixada com muito cuidado, para não retirar os terminais( fios laranja e azul)
Pego agora o segundo compartimento que tem o encaixe para o interruptor.
O coloco na máquina e viro ao contrário para colocar os parafusos.
Aponto os quatro parafusos com a mão.
Em seguida dou aperto com a chave.
Agora pego a peça plástica que possui rosca.
E a coloco de volta.
É só girar.
Em seguida coloco o mandril.
Desta forma.
E coloco a trava.
Uso a chave para acertar melhor
Dou aperto desta forma, mesmo sem colocar nenhum dos acessórios da ferramenta, é que vou ligar a máquina em seguida, isso impede que o mandril e a peça de aperto saiam voando.
Pego a alça.
E a recoloco no lugar
Fica assim.
Pego os carvões.
E os encaixo nos seus respectivos lugares.
Assim.
Depois coloco a tampa do compartimento.
Desta forma, dos dois lados.
Em seguida dou aperto com a chave da Dremel.
Pronto, minha máquina está fechada.
Agora ligo a tomada da máquina.
E deixo a máquina ligada por cinco minutos para estabilizar o funcionamento.
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