domingo, 4 de novembro de 2012

Violão Gallotone - revitalização da pintura



Violão Gallotone - revitalização da pintura
Este é um raro violão Gallotone Champion, este instrumento foi produzido na Africa do Sul e ficou famoso entre os fãs dos Beatles  por ter sido o primeiro violão de John Lennon, ele comprou um instrumento similar a este em 1957 através de um anúncio de jornal e montou sua primeira banda : The Quarry Man.
 Foi ao ver  uma apresentação de John  e sua banda com este violão, no dia 6 de julho de 1957, que Paul resolveu trocar seu trompete por um violão (um Zenith modelo 17 com boca em “F”) na mesma loja em que John havia comprado o seu Gallotone, e a partir daí resolveram montar uma  banda: The Beatles!!!
Por este motivo  este instrumento é até hoje  muito desejado por quem é fã dos Beatles.
Em vários anos restaurando instrumentos , esta foi a primeira vez que peguei um Gallotone em minhas mãos,  e por ser fã dos Beatles senti certa emoção ao restaurar este instrumento.
No final da restauração, ouvir o som produzido por um instrumento original da época dos Beatles foi muito interessante.
O meu cliente Márcio, beatlemaníaco, dono do instrumento, o trouxe em minha oficina querendo melhorar ao máximo a aparência do instrumento, sugeri  deixá-lo o mais original possível , pois o grande barato desses instrumentos é preservar sua originalidade, suas marcas, e suas peças da época. A restauração deveria acontecer  apenas no que fosse imprescindível para o bom funcionamento do instrumento, sem alterar suas características, então chegamos rápidamente a um acordo sobre o que era melhor fazer.
As fotos desta restauração tão especial seguem abaixo:

















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve responderei!