terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Luthieria, liuteria ou luteria, qual a palavra certa?



 Existe uma grande confusão entre os luthiers brasileiros quando tentam designar uma palavra para definir a arte de construir instrumentos musicais de corda, alguns chamam a arte de “LUTHIERIA” , outros  ”LIUTERIA” , mas, segundo o dicionário Aurélio e outros dicionários, a palavra certa para designar a arte de fabricar instrumentos é LUTERIA.
As palavras “LUTHIERIA” e “LIUTERIA”, não constam no dicionário, mas seu uso é frequente por várias pessoas, assim como algumas outras palavras como, "lutheria" e "luthiaria".
Eu mesmo usei as palavras que não constam no dicionário durante algum tempo para me referir a arte, mas hoje prefiro “LUTERIA”, mesmo porque é a única até o momento que é reconhecida como certa. Abaixo as definições dos dicionários Aurélio e do Michaelis.



Repare que o dicionário Aurélio já pede para não se usar "luteraria" aconselhando a usar a forma correta luteria.  A forma "luteraria" já não se usa mais mesmo, mas segundo pude apurar foi muito usada por luthiers mais antigos. 






Veja que o Michaelis trás  a forma "luteraria" combatida pelo dicionário Aurélio.



Pesquise também nos dicionários: 



Outra dúvida que também tem surgido entre alguns profissionais é quanto ao plural de luthier, adianto que segundo algumas fontes o plural é luthiers, você pode conferir também no dicionário abaixo, ou enviar um e-mail para:
  http://www.academia.org.br/academia/quem-somos  (site da Academia Brasileira de Letras) e tirar suas dúvidas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve responderei!