quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

O SITE AUDIOLIST DO EDU SILVA

   
     Hoje vou tratar de um assunto um pouco diferente mas também ligado a luteria, estou falando de um site que foi muito importante na década de 2000, o site Audiolist.



Página inicial do Audiolist.
   Fundado em 01/08/1999 como um fórum no "Yahoo grupos" pelo Eduardo Silva, autodidata em eletrônica, acústica e áudio, rapidamente caiu nas graças daqueles que procuravam por informações sobre como consertar seus equipamentos, parte elétrica dos instrumentos, ou mesmo montar algum projeto como amplificadores, pedais ou apenas aprender mais sobre os assuntos de áudio, eletrônica e acústica, era um site que abria as portas para o "faça você mesmo".
   Muito diferente dos dias de hoje onde as discussões de internet são repletas de ofensas e xingamentos, o fórum era levado pelo Edu com muita tranquilidade, ele conseguia responder a maioria das questões levantadas ali, havia respeito entre os participantes mesmo nas discussões mais acaloradas e no final todos aprendiam mais do que o próprio assunto inicial debatido, porque sempre haviam os adendos que levavam a outras questões e muito somatório de conhecimentos por vários participantes, alguns eram profissionais em suas áreas e outros práticos/autodidatas ou "hobbistas" com muito conhecimento.

    Em 01/03/2006 o Edu Silva transformou o fórum em site, e migrou a maior parte dos assuntos e arquivos do fórum do Yahoo para o Audiolist.

     Conheci o fórum em 2005, gostava muito porque os assuntos eram diversos, e o Edu sempre tinha uma didática simples para explicar qualquer assunto, acompanhei a migração para o site e achei ótimo, era excelente ter acesso a todos aqueles assuntos com tanta facilidade, porque pouco tempo atrás, na década de 90, nós não tínhamos nenhuma facilidade para conseguir boas  informações  gratuitas e ali estava o Edu Silva nos oferecendo todas aquelas informações de graça, agregando pessoas e sendo ainda solícito em responder a todas as questões.

   Sempre que eu tinha um tempo livre eu dava uma pesquisada no Audiolist para tirar minhas dúvidas, sempre indicava para as pessoas interessadas em eletrônica, áudio, etc.

    Em 2011 fiquei sabendo da notícia do falecimento do Edu Silva, fiquei muito  triste, o Edu para quem acompanhava o fórum e o site nos parecia uma pessoa próxima, um amigo, mesmo para quem não o conhecia pessoalmente e ficou a sensação que ele ainda tinha muito conhecimento para nos passar.

  Algum tempo depois do falecimento do Edu Silva, o site saiu do ar, alguns membros do site tentaram pagar a hospedagem e o domínio mas, por motivos que desconheço, o site mesmo assim foi retirado definitivamente do ar.

   Depois disso ainda houveram boas tentativas de várias pessoas de resgatar o conteúdo do Audiolist, mas sem o Edu Silva não é a mesma coisa.

   Esses dias ao procurar alguns sites antigos que queria rever, tive a grata surpresa de encontrar os arquivos originais do site Audiolist:

    A página oficial:

   A página antiga:

   Também é possível ver o Yahoo grupos, mas infelizmente é só a página inicial do fórum, os arquivos estão inacessíveis:

   Fiquei muito feliz de poder rever o legado do Edu Silva, o mais legal é que praticamente tudo funciona nos sites.

   As páginas demoram um pouco para carregar, você precisa esperar alguns segundos até carregar tudo, mas está quase tudo lá, todos os que gostavam do site podem rever essas páginas originais e o legado do Edu Silva em seu Audiolist.