quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Marchetaria para rosetas dos meus instrumentos.

 Hoje vou mostrar um pouco da marchetaria que uso nas rosetas(mosaico) dos meus instrumentos. Existem centenas de técnicas e maneiras de se fazer uma roseta, você pode fabricá-las fora do tampo ou diretamente nele. A marchetaria usada também é algo de combinações e técnicas variadas, usando vários tipos de materiais como: madeira, pvc, madrepérola, etc



Essa é uma "roseteira", este tipo eu criei por volta de 2003 logo que iniciei a fabricação dos meus primeiros instrumentos.




Com ela você cria as rosetas fora do tampo, se alguma não ficar legal você pode descartar, o que é uma vantagem sobre a técnica de fazer a roseta diretamente no tampo, já que neste caso se algo der errado você terá muito trabalho para recuperar uma roseta.

Rosetas depois de prontas e colocadas no tampo.




São necessárias muitas peças de madeira cortadas em pequenos pedaços para se conseguir fabricar uma roseta, além de lâminas de cores variadas para fazer as próprias peças em alguns casos.

É possível repetir os mesmos desenhos nas rosetas ou fazer cada roseta com desenhos e técnicas completamente diferentes.


Eu prefiro manter a maioria com uma mesma identidade, variando de vez em quando as cores. Mas de tempos em tempos eu faço algumas rosetas em estilo completamente diferentes do meu padrão.










Segue lá no instagram: @joelsonluthier






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve responderei!