segunda-feira, 18 de maio de 2009

Colocando as cordas de maneira correta nas tarraxas do violão.


Colocando as cordas de maneira correta nas tarraxas do violão.
Por incrível que possa parecer existem muitas pessoas que não tem a mínima noção de como se coloca uma corda em um violão, inclusive algumas que tocam a algum tempo, a maioria costumar dar um monte de nós na corda, procedimento totalmente desnecessário,  (que só complica se precisarmos retirar a corda rapidamente), ou apenas enrolar a corda na tarraxa, o que normalmente provoca desafinação.


O procedimento de colocação que vou ensinar neste tutorial não é a única maneira de se colocar as cordas corretamente, mas, é a que eu considero mais fácil e mais eficiente. Depois de fazer a laçada como é ensinado nas fotos, evite deixar muita corda para enrolar, isso vai ajudar até no ganho de tempo, pois muitas voltas nas tarraxas, além de ser um serviço enfadonho de se fazer, costuma desgastar desnecessariamente as tarraxas do instrumento.
Deixando um comprimento de corda que dê para dar umas duas voltas estará de bom tamanho.





















2 comentários:

  1. OI tenho uma duvida, no meu violao a corda 3(sol) tava dando problema dae troquei ela ela, afinei ela com ajuda de um afinador^^ , porem o som era diferente(escroto) da antiga, olhei a corda que havia comprada e reparei que ela tem um encordamento extra, olhei a antiga e notei que ela so era um unico fio de aço enauqnto que a nova tinha um extra, olhei na embalagem e tava a numeração corda3, gostaria de saber se isso é normal! Desde ja agradeço ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É totalmente normal em encordoamentos de aço, existem diversos tipos de corda, esse número três significa que a corda é a terceira sol, é contado da Mi (fininha) 1, Si 2, Sol 3, Ré 4, Lá 5, Mi 6.
      O que você precisa observar quando comprar um encordoamento não é isso, e sim o calibre da corda, quando for comprar peça cordas para violão calibre 0.10 são as mais adequadas independente da marca da corda. Os calibre de corda mais comuns são: 0.9 (são cordas fininhas e deixam o som do violão mais sem graça, mas também deixa o violão mais macio) , 0.10 (o mais equilibrado) , 0.11 (pesada deixa o violão mais duro) e 0.12 (essa é bem pesada e pode estragar seu violão se ele não estiver preparado para receber cordas pesadas).
      Um abraço.

      Excluir

Em breve responderei!