domingo, 4 de novembro de 2012


Limpeza e regulagem - Viola caipira

Nesta viola eu apenas fiz uma limpeza, era uma viola antiga sem marca, acredito que tenha sido construída por algum luthier, não tinha característica de instrumento de fábrica, tinha um tamanho menor que as violas tradicionais, provavelmente uma viola para criança, ou feita especialmente para mulher, já que sua dona atual disse que quem tocava o instrumento era sua sogra.

O seu principal problema era na parte interna, um inseto chamado "broca" fez um pequeno estrago no reengrosso, fui obrigado a fazer uma dedetização em seu interior para eliminá-lo, por sorte a sujeira que ele fez foi maior que o estrago, e foi fácil restaurá-lo.

 Eu aconselhei a dona do instrumento a fazer apenas uma limpeza ao invés de uma reforma completa, isso porque este instrumento ainda estava com o verniz em bom estado apesar da aparência feia, algumas vezes a sujeira encobre o verniz de uma maneira que parece que está tudo destruído e é nessa hora que temos que ver o que é melhor para o instrumento, e este era bem antigo, era melhor preservá-lo.

Após  ficar pronta, pude conferir que o som desta violinha era muito bom, foi uma decisão acertada não mexer em sua originalidade.










































































































































javascript:void(0)


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve responderei!