quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CAVACO SEMI-ACÚSTICO (ELÉTRICO)

Os cavacos elétricos que fabrico são feitos em um processo um pouco mais rápido que os acústicos, pois o projeto de um cavaco elétrico não exige tantos detalhes como os do cavaco acústico, podendo assim, estarem prontos em 45 dias, dependendo também da sua configuração.

36 comentários:

  1. eu tenho um luthier cavaquinho n1 percebo que as costas dele ta boleada um pouco mais não deu problemana escala nem no som eu queria saber se e normal?desafino sempre que termino de tocar, não fica esposto ao sol.tenho cuidado..se oder me resonder cara agradeço..

    ResponderExcluir
  2. Olá Tom,
    A maioria dos cavaquinhos tem o fundo boleado, é normal.

    Desafinar o instrumento todas as vezes que vc terminar de tocar é um mito, vai acabar reduzindo a vida útil das suas tarraxas, e a madeira do seu instrumento vai demorar mais tempo para estabilizar com esta prática.

    Desafinar o instrumento só vale se você for guardá-lo por vários meses sem tocar.

    Leia as dicas publicadas aqui no blog, tem mais coisas lá que provavelmente irão ser úteis para vc.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bom?poxa comprei um captador shaller pro meu cavaco e o som ficou bom so que fica muito baixo!sera que posso colocar outro shaller no meu cavaco" rsumindo dois captadores?

    ResponderExcluir
  4. Olá Amigo,
    Teoricamente você pode colocar outro captador sim, mas isso não quer dizer que o volume irá aumentar.
    Você precisa colocar um captador com uma saída mais potente, ou teste este que está em seu cavaquinho em outra caixa amplificada, algumas vezes a caixa pode não dar a resposta de amplificação adequada.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu tenho um Carlinhos Luthier nr 5 com um captador schaller e estou com o mesmo problema do anônimo acima. O som fica muito baixo. Já testei em outras caixas e o som fica baixo também. Isso é normal no schaller ou é um defeito? Será que o cabo influencia? Obrigado!

      Excluir
    2. Olá Amigo,
      Existem captadores de contato que precisam de pré-amplificação, ao ligá-los diretamente na caixa amplificada eles não possuem uma resposta muito alta, por isso é necessário ligá-los a um pré, no seu caso você terá que entrar em contato com o fabricante, para saber as características do seu captador, para descobrir se ele necessita de pré-amplificação ou não, caso não precise, significa que ele está com defeito. Observe também se as caixas que você testou tem entrada para violão, é necessário ligar este tipo de captador em uma entrada apropriada.
      Um abraço.

      Excluir
    3. O cabo deve ser sempre de boa qualidade, de preferência blindado.
      Cabos ruins podem gerar barulho entre outros problemas.
      Um abraço.

      Excluir
  5. Boa tarde Amigo gostaria de reber um email com fotos de modelos e Orçamentos de varios cavaquinhos seus, e a forma de pagamento.tenho grande interesse em adquirir 2 Cavacos ja Amplificados meu email é dhiegonomar@hotmail.com aguardo resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, enviei os detalhes para o seu e-mail, mas você pode ver mais fotos do meu trabalho no instagram:
      https://www.instagram.com/joelsonluthier/
      Meu Whatsapp para contato é: (51) 98122-9381

      Excluir
  6. Ola tudo bom, eu estou querendo colocar um captador no meu cavaco carlinhos luthier nº 1 e acho que vou optar por um shaller tradicional, porem eu não queria colocar o captador mais para baixo da bunda dele queria colocar bem no meio, na divisoria ali sabe, so eu precisaria comprar mais alguma coisa alem do captador so, e tbm se é do mesmo jeito de instalar que no seu post (http://www.joelsonluthier.com.br/?p=419) este aqui, e tambem eu li a mensagem a cima sobre desafinar o cavaco pra guardar o meu não é macisso mais não tem problema deixar ele afinado sempre intão por que eu toco todos os dias praticamente, agradeço e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  7. Olá Felipe, não consegui entender exatamente o que você quer fazer. Se for um captador de contato com o sistema de colagem igual ao que explico no blog, sim, é a mesma maneira para instalar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. quero comprar um cavaco carlinhos luthier n1, mas quero saber se ele já vem elétrico? ou vou ter que botar captador? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo, neste caso você tem que entrar em contato com o fabricante desses cavacos, o Carlinhos Luthier, para saber desses detalhes.

      Um abraço.

      Excluir
  9. Olá, gostaria de saber como a altura da caixa interfere no som do cavaco? 9,5 - 9,0 - 8,5 - 8,0 cm qual o melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walldizao, a altura interfere normalmente na ressonância do som do instrumento, no cavaco a altura padrão da caixa acústica em seu lado mais alto é 8,5 é a tradicional e a que responde melhor a frequência típica das cordas do instrumento, cavacos que possuem uma altura de caixa maior que esta, não necessariamente terão um som mais alto ou melhor timbre, a tendência é perder um pouco em resposta em algumas notas agudas, sem melhorar o grave, tornando o som "opaco" o que acaba descaracterizando o som do cavaco. As caixas acústicas menores tendem a acentuar os agudos, mas são mais aceitáveis e não significam que o instrumento não terá um bom volume de som ou um bom timbre. Mas existem controvérsias em todas as medidas, eu prefiro a tradicional, mas isso é só a minha opinião baseada em minha experiência como luthier, outras pessoas podem discordar completamente. Um abraço.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Leia a minha resposta ao comentário anterior Fabrizio eu respondi exatamente sobre isso.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Meu cavaco ta com problema de aterramento... ta com interferencia encosto no cabo e ela para...como faço esse aterramento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica muito difícil saber o que realmente está acontecendo com seu instrumento Marcos, podem existir muitas causas para este problema, como falta de aterramento na rede elétrica, qualidade ruim do cabo, má qualidade do captador, etc. Nesse caso é melhor levar para algum luthier avaliar o problema para você. Um abraço!

      Excluir
  13. qual melhor lugar para colar o captador para obter mais graves, pois tenho um carlinhos nº5, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Helena, o melhor lugar é por dentro do cavaquinho, logo à frente do cavalete, no lado das cordas mais graves, aqui no blog tem um passo a passo de como colocar um captador de contato em um violão, dê uma olhada. Mas quanto a ficar grave vai depender da qualidade do seu captador e do seu equipamento. Um abraço!

      Excluir
  14. Boa noite Joelson!
    Saberia me dizer se é possivel usar o Jacarandá mimoso que temos aqui no sul como material para a construção de um cavaquinho?
    Caso a resposta seja sim. Em que paret do cavaquinho poderá ser usada e qual o tempo de secagem dessa madeira?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, nunca trabalhei com esta madeira, mas sei que ela é uma madeira dura usada na fabricação de móveis e talvez possa ser usada em instrumentos musicais, provavelmente em laterais, fundos, escalas e cavaletes, mas precisaria ser testada. Quanto ao tempo de secagem recomenda-se deixar qualquer madeira secar naturalmente no mínimo por cinco anos, mas alguns deixam mais e outros menos tempo. É preciso levar em conta fatores como estabilidade, grã, trabalhabilidade e fendilhamento antes de se usar qualquer madeira, sugiro que pesquise um pouco mais sobre ela. Um abraço.

      Excluir
    2. Obrigado!
      Me ajudou muito, desisti de tentar usar essa madeira e vou partir para as tradicionais.
      Abraço!!!

      Excluir
  15. Boa tarde,gostaria de uma opniao sobre tipo de captador...queria meu Cavaco com o grave mais acentuado,,,tem algum modelo ou marca que possa me indicar num valor mais acessível ? Obg...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo, infelizmente não, a maioria dos captadores mais baratos são bastante estridentes, os melhores são caros como os Shadow e os Fishman, mas captação é uma questão de gosto pessoal, você precisa testar e tirar suas próprias conclusões. Abraço!

      Excluir
  16. Ola .. eu tenho um capitado de violão ea rastilha tbm de violão, eu posso colocar em um cavaco ? Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  17. Olá Mesac, vai depender do tipo de captador, se for um captador de rastilho normalmente não cabe no cavalete de um cavaco pois o captador de violão tem dimensões maiores, já se for um captador de contato cabe, mas vc vai ter que tomar cuidado ao retirá-lo do violão pois pode quebrar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. comprei um cavaco luthier e veio com som muito agudo se eu colocar outro nas cordas mais grves vai me ajudar ou é melhor tirar o que esta no cavaco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Batista, é muito difícil dizer, talvez o captador que veio com o cavaco não seja de boa qualidade, ou talvez esteja mal instalado. O ideal é você entrar em contato com o fabricante do seu cavaco e pedir mais informações sobre a sua captação. Um abraço!

      Excluir
  19. Bom dia, tenho um cavaco grave teria como deixar ele menos grave ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson, normalmente quando o instrumento já possui uma característica sonora proveniente de sua fabricação fica muito complicado trocar seu timbre. Abraço!

      Excluir
  20. Joelson, gostaria de saber uma breve explicação sobre as diferenças das madeiras JACARANDÁ, FAYA, IMBUIA E CEDRO e as duas madeiras do tampo, Pinho Alemão e Cedro Canadense e qual o melhor Captador de contato que você indica. Valeu abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan, o jacarandá, a faia e a imbuia são madeiras preferencialmente usadas para fundos e laterais.

      O jacarandá é uma madeira bastante sonora e vibrante que produz um timbre com muitas colorações e muita sustentação das notas, sendo a preferida da maioria dos luthiers no mundo para fundo e laterais.

      A faia já não tem tanta sustentação das notas mas possui ótima projeção de som, e equilíbrio entre graves, médios e agudos, é uma madeira resistente e estável.

      A imbuia é uma madeira que possui bons graves, boa projeção de som e é estável.

      O cedro é uma madeira que gosto bastante, é versátil, muito estável e pode ser usada para o braço, laterais, fundo e tampo, tem boa projeção de som, graves, médios e agudos equilibrados.

      O pinho alemão é uma madeira que demora um pouco para abrir o som, mas com o passar dos tempos vai ganhando novos coloridos e nuances no timbre, tem boa projeção.

      O cedro canadense é uma madeira um pouco mais frágil que marca com facilidade mas abre o som bem rápido, tem bom volume mas o timbre não é tão rico como o do pinho alemão.

      Mas essas são só minhas impressões pessoais, não adianta nada um instrumento ser feito com essas madeiras se não for bem construído, a madeira não estiver no ponto certo de ser trabalhada, não estiver calibrada nas espessuras corretas de cada peça, não ter o corte correto para ser usada em luteria, ou ainda o luthier entender pouco sobre afinação, aí o resultado do som poderá soar completamente diferente.

      Além dessas existem muitas outras madeiras que podem ser usadas na luteria com ótimos resultados.

      Um abraço!

      Excluir

Em breve responderei!